quinta-feira, 14 de julho de 2016

Aos 53 anos, goiano Renato Portela se diz tranquilo para estrear em uma Olimpíada

Em sua fazenda, em Luziânia, Renato Portela se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio
Rio 2016: Mira afiada para o sonho
Em sua fazenda, em Luziânia, Renato Portela se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio “Eu estou tranquilo. Tranquilo até demais”, disse Renato Portela, para logo dar uma grande risada. 
É dessa forma que o goiano de Luziânia pretende passar os 24 dias que antecedem o início da Olimpíada do Rio: sem ansiedade e com muito trabalho.

Representante brasileiro na modalidade skeet masculino do tiro esportivo, o atleta, de 53 anos, se organiza para disputar um campeonato nos Estados Unidos, cuja participação será determinante para mantê-lo preparado às vésperas da disputa. “É uma competição que vem em boa hora, em que faremos duas provas em uma só. O nível é bom e devo competir com muitos atiradores que também estarão nos Jogos Olímpicos”, explicou.

Quando retornar do torneio, ele se concentrará no Rio, onde seguirá treinando até o dia da abertura dos Jogos, em 5 de agosto. Depois, retornará para Luziânia, onde manterá as atividades até sua prova, no dia 13.

Os treinamentos diários, conciliados com o trabalho em sua fazenda e em um posto de gasolina que mantém na cidade natal, levaram o atleta à vaga brasileira na Rio 2016. Sede da competição, o Brasil ganhou a vaga na modalidade, mas nem por isso o caminho de Portela foi mais fácil. Para chegar aos Jogos, ele teve de vencer outros brasileiros, que disputaram, ponto a ponto, a oportunidade de disputar a Olimpíada.

Foi em uma competição na Itália, em setembro de 2015, que a confirmação da vaga veio. A conquista emocionou o atirador, que se sentiu orgulhoso pela superação das dificuldades, presentes desde o início do caminho.

Mesmo realizado pela futura participação, o atleta ainda lamenta o preconceito sofrido pelo esporte no país. “Por causa das armas, as pessoas associam o tiro esportivo com violência, mas buscamos justamente o oposto disso”.

Uma das três modalidades olímpicas do tiro ao prato, ao lado da fossa olímpica e da fossa double, o skeet se tornou a principal categoria praticada por Portela, que abandonou a caça para entrar no esporte. “No skeet, obtive meus melhores resultados no início da carreira. Decidi que era melhor me focar em uma só modalidade e escolhi essa, que é olímpica”, comentou.

Além da estreia em Jogos Olímpicos, Portela terá, pela primeira vez, a presença da torcida, formada por amigos e familiares, que estão de malas prontas para o Rio. “É ótimo ter apoio, saber que poderei confraternizar com eles após a disputa. É claro que é preciso estar atento e ligado na prova, sem distrações, mas vai ser bom demais ter eles comigo”, afirmou.
Diomício Gomes


"É uma emoção muito grande, uma realização. É saber que consegui algo por mérito próprio. Eu lutei por isso”, diz Renato Portela, atleta goiano do tiro esportivo, na modalidade skeet


12/07/2016
Fonte: Jornal Opopular


Nenhum comentário: